segunda-feira, 21 de abril de 2008

"MARCADO A CAL" de Vítor Encarnação



Palheirense de alma e coração, Vítor Encarnação reside em Ourique onde é professor de Inglês e Alemão. Ao longo da sua vida publicou vários livros de poesia e de crónicas. Marcado a Cal é a sua mais recente obra literária, na qual relata para além de outras,as suas memórias enquanto jogador do Palheirense, realçando as mais valiosas pérolas desta equipa de futebol: O Ferrugem, o Luquinhas, o Vitinho das Bombas, o Ricardo…

Pequena descrição do livro escrita pelo autor:

Marcado a cal é o resultado do cruzamento de duas paixões paralelas na minha vida e que até agora nunca se tinham cruzado: o futebol e a escrita.

Digamos que eram duas amantes que sabiam da existência uma da outra, mas que por pudor e algum preconceito nunca frequentaram os mesmos lugares.
O livro é feito de trinta histórias caricatas que não são mais do que trinta memórias vivas dos meus tempos de jogador de futebol do INATEL pelo Palheirense e do campeonato distrital pelo Ourique Desportos Clube.

Marcado a cal é sobre cada hora e meia de paixão pelo futebol profundamente amador, sobre fragmentos que se soltaram das alíneas dos regulamentos, sobre doces subversões às regras e sobre casos que não ficaram registados nas fichas de jogo.

É acima de tudo um tributo que eu presto a todos aqueles que jogaram (e ainda jogam futebol comigo) e trazem uma bola aos saltos dentro do peito.
A ideia surge por causa da eterna nostalgia dos antigos jogadores da bola. Não há noite de conversa que não acabe embebida em saudades do passado. Seja de golos, de jogadas fantásticas ou de situações absurdas. E numa dessas noites, decidi abraçar o passado, pois ele permitia-me também, finalmente, apresentar a minha outra amante à malta da bola.

O livro será apresentado no dia 24 de Abril, pelas 21 horas, na Feira do Livro em Ourique.