terça-feira, 20 de novembro de 2007

A tradição de uma aldeia é muito mais do que se vê



Desde há muito que se ouve falar em benzeduras e orações, ou seja, pessoas com certos males pedem ajuda a pessoas muito crentes e com fé (talvez tenham um dom) que por sua vez têm como papel fundamental rezarem pelos males que afligem as populações. São imensas as benzeduras, há a benzedura para pessoas desmanchadas, para o mau-olhado, para afastar a trovoada, para a dor de cabeça, constipação, nervo torcido, uma infinidade.

Aqui na aldeia ainda existem algumas pessoas que fazem essas benzeduras e muita gente tem curado alguns males à conta destas orações.

Para quem quiser aprender, ficam aqui algumas das mais solicitadas e praticadas benzeduras:


BENZEDURA PARA AFASTAR TROVOADA

Santa Bárbara se descalçou,
Seu caminho foi seguindo,
Jesus Cristo a encontrou e lhe perguntou: Onde vais Bárbara?
Vou espalhar esta trovoada.
Espalhe-a lá para bem longe, onde não haja eira nem beira, nem ramo de figueira, nem galo nem galinha, nem gadelhinha de lã, nem alminha de cristã.

(Reza-se até a trovoada passar)


BENZEDURA DO AFASTAR O MAU-OLHADO

Jesus, que é o Santo nome de Jesus, onde está o Santo nome de Jesus não entra mal nenhum.

Eu te benzo criatura do olhado; se for na cabeça a Senhora da Cabeça, e se for na cara a Senhora de Santa Clara, e se for nos braços o Senhor de S. Marcos, e se for nas costas as Senhoras das Verónicas, e se for no corpo o meu Senhor Jesus Cristo que tem o poder todo.

Sant’Ana pariu a Virgem; meu Senhor Jesus e assim como isto é verdade, assim este olhado daqui tirado, para as ondas do mar seja lançado, para onde não oiça galos nem galinhas cantar; em louvor de Deus e da Virgem Maria, Padre Nosso e Avé Maria.

Esta benzedura faz-se com o rosário na mão.

Reza-se uma Salve Rainha; Diz-se nove vezes em cada vez que se faz o exorcismo.


BENZEDURA DUM NERVO TORCIDO

Diz quem benze:
Jesus, que é o Santo nome de Jesus, onde está o Santo nome de Jesus não entra mal nenhum.
A pessoa que vai coser pega numa agulha e num novelo de linha e diz: eu coso, e quem está padecendo responde: carne quebrada e nervo torto. Depois quem cose diz: cosa a Virgem melhor do que eu coso, a virgem cose pelo são e eu coso pelo vão. Em louvor de Deus e da Virgem Maria. Padre Nosso e Avé Maria.

Depois de se fazer esta benzedura, molham-se os dedos em azeite e esfrega-se a parte dorida. Reza-se um Padre Nosso e uma Avé Maria a Santo Amaro, advogado de pernas e braços e oferece-se à Sagrada Morte e Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, e repete-se a reza nove vezes.

Esta benzedura deve ser feita em três dias seguidos, mas se for benzido a um Domingo valerá pelos três dias.