quinta-feira, 8 de novembro de 2007

“CONVERSA DE CAFÉ”: 2007, mais uma ano de seca anunciada …

Mais uma vez o território nacional está a passar por momentos difíceis devido aos factores climáticos, não chove e não se avizinham melhores dias.
Relativamente ao Baixo Alentejo, é na agricultura que as preocupações são crescentes, é necessário tomarem-se medidas antes que animais (gado bovino, ovino e suíno) comecem a morrer devido à falta de pastagem e água e que comecem a ser castigadas as várias plantações (trigo, centeio, girassol,etc).


O que devemos fazer?

Para inverter esta situação, é urgente a discussão desta problemática e a adopção de medidas de combate e prevenção. A utilização da água, não só a nível doméstico, mas também agrícola deve ser repensada. A escassez de água é um problema real, para o qual toda a gente deve ser alertada. Assim, devem ser tomadas algumas medidas, tais como:

• Poupar água ao máximo na nossa vida quotidiana;

• Construir mais barragens, formando uma rede que, em conjunto com a barragem do Alqueva, se interliguem e possam aumentar o volume de água;

• Fomentar uma gestão florestal mais eficaz, procurando a adesão dos proprietários florestais;

• Fazer a manutenção dos poços existentes e proceder à abertura de outros;

• Elaborar planos especiais para fazer face às situações de emergência nas regiões abrangidas pela seca;

• Utilizar um sistema de rega gota-a-gota nas culturas;



COLOQUE A SUA MÃO NA CONSCIÊNCIA E COMBATA PARA MELHORAR




Fonte: Catarina Gama, Mariana Pires, Pedro Gomes, Rita Leite - Escola Secundária José Gomes Ferreira (Lisboa), Turma 10.2