sexta-feira, 31 de julho de 2009

Aldeia no programa de Rádio Passos do Concelho - Rádio Castrense


O Programa de rádio Passos do Concelho, é um projecto da responsabilidade da Câmara Municipal de Ourique e está no ar à Sexta-Feira pelas 17h00, com reposição ao domingo pelas 11h, na Rádio Castrense.
No programa de hoje, sexta-feira dia 31, estará em destaque o programa da Festa em Honra da Nossa Senhora da Boa Viagem e um breve relato sobre a Associação Nossa Terra.

Pelas 17h , não ouça mais nada, só o Programa Passos do Concelho :)

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Memórias de uma comunidade: Preservar e Promover


OCUPAÇÃO DOS TEMPOS LIVRES

O OTL é um programa do Instituto Português da Juventude criado a pensar nos jovens e na ocupação dos seus tempos livres no Verão, pretendendo proporcionar-lhes a participação em projectos onde podem ser úteis à comunidade e a outras pessoas.
Conhecendo o programa OTL e as necessidades dos jovens Palheirenses, a Liga dos Amigos da Aldeia de Palheiros, apresentou uma candidatura para dinamizar o projecto “Memórias de uma comunidade: Preservar e Promover”, na Aldeia de Palheiros, o qual foi aprovado.
O projecto “Memórias de uma comunidade: Preservar e Promover” decorre entre os dias 1 de Julho e 8 de Setembro de 2009 e abrange 10 jovens, os quais têm de desenvolver as seguintes tarefas:
- Identificar informadores chave na Aldeia;
- Recolher memórias orais, através de entrevistas à população local sobre tradições antigas, lendas, costumes, usos, festas e romarias, actividades culturais e desportivas, vestuário, ofícios, artesãos, culinária, papel do homem e da mulher, cantigas, ditados, entre outras.
- Recolher e digitalizar fotografias antigas;
- Recolher artefactos;
- Organizar e dinamizar uma exposição e uma actividade de animação com o tema “Memórias de uma comunidade: Preservar e Promover”.
Especificamente, os objectivos deste projecto são:
- Salvaguardar e valorizar o património cultural da Aldeia de Palheiros e;
- Promover a identidade e coesão social da população.

No entanto, importa informar que este projecto representa “a primeira pedra” para a concretização de um objectivo mais ambicioso – a produção e edição de um livro sobre a Vida e a História da Aldeia de Palheiros, o qual nos propomos editar, assim como a produção de uma exposição fotográfica.

Neste sentido, gostaríamos de pedir ajuda a todos os Palheirenses!
- Quem tiver fotografias antigas da aldeia, das festas, das suas gentes, tradições, usos e costumes, nos façam por favor chegar uma cópia ou o original (prometemos copiar e devolver os originais com seriedade e brevidade);
- Quem tiver uma recordação, uma história, uma vivência na Aldeia que veja que vale a pena partilhar com todos, por favor façam-nos chegar essa história.

Os contributos de todos serão importantes para o livro e exposição.

As fotografias e histórias/ relatos poderão ser enviados por e-mail: laapalheiros@gmail.com, enviadas por correio para: Liga dos Amigos da Aldeia de Palheiros, Rua Jogo da Bola 1 A - Aldeia de Palheiros 7670-202 Ourique ou entregues pessoalmente à Marta Afonso.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

A entrada da nossa Aldeia está a mudar

Quem entra vindo da estrada nacional, ou pela antiga estrada de Santana, dá logo pela diferença.

A casa do Sr. Pepe foi demolida, assim como a casa ao lado (antigamente propriedade do Sr. José Afonso e D. Inácia).
O espaço que agora ficou, dará lugar a 5 novas moradias de rés-do-chão.

Fica a saudade do estabelecimento do Sr.Pepe e da Zuca, dos mais velhos aos mais novos, quase todos temos algumas recordações.
Alguns devem lembrar os petiscos e copos que beberam na Taberna, quando vinham da ceifa, da monda, ou de outro trabalho, onde as “moças” passavam para lhes oferecer parte da sua merenda.
Foi nesta taberna que existiu a primeira “telefonia” da Aldeia. Foi à mais de 50 anos (ainda o Sr. Manuel Pepe era vivo), dizem os mais velhos que se juntava “uma multidão” para ouvir o relato da bola.
Os mais novos lembram os gelados e guloseimas que lá compravam, lembram-se de uns chocolates chamados “coma-com-pão” ?

Mas é o progresso !!!

Saudamos este projecto, e esperamos que muitos outros germinem na nossa Aldeia, e que contribuam para melhorar as condições de vida dos que cá vivem.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Uma Aldeia com verdadeiros artistas...


No passado sábado, todos os que assistiram ao II Festival de Dança que se realizou em Ourique, foram surpreendidos e presenteados com um magnífico show de dança e muita música.
Mais surpreendidos e orgulhosos ficaram os Palheirenses que estiveram presentes, pois a nossa Aldeia foi representada em “grande”, neste grande festival. Desde os cantares alentejanos, Ballet, Dança Sevilhanas, Dança Flamenca e Danças orientais, foi um misto de arte e cor, que nos encantou, deixou emocionados e vaidosos.


Esperamos que os nossos jovens continuem a participar nestas iniciativas....

Aldeia de Palheiros, é pequena mas mexe… ;)

sexta-feira, 3 de julho de 2009

http://terrasdeportugal.wikidot.com/aldeia-de-palheiros

Mais uma vez, lá andamos nós "Aldeia de Palheiros", por essa Net fora ;)...

Em: http://terrasdeportugal.wikidot.com/aldeia-de-palheiros

AGRADECIMENTO A TODOS OS PALHEIRENSES E AMIGOS

A Todos/as os/as Palheirenses

Após o rescaldo do I almoço de Palheirenses e já com os músculos e a mente mais descansados é imperativo dar uma palavra de agradecimentos a todos os que contribuíram para o sucesso desta iniciativa e para os que a dificultaram. A todos vós muito obrigado, sentimo-nos apoiados e fortalecidos.
Esta iniciativa partiu da Associação “NOSSA TERRA”, mas apenas ganhou forma e sentimento com o envolvimento de todas as pessoas e das diferentes entidades que a apoiaram e sem o qual esta iniciativa perdia todo o sentido.
O I almoço de Palheirenses teve dois objectivos: O primeiro foi juntar todos os Palheirenses e amigos em redor de uma mesa, com um espírito de confraternização e partilha. O segundo foi angariar fundos para lançar a primeira pedra para a recuperação do antigo parque infantil da aldeia.
Meus amigos! Ambos os objectivos foram atingidos.
Respondendo ao primeiro objectivo, o I almoço de Palheirenses reuniu mais de 300 pessoas a uma mesa, sentindo-se entre as pessoas o espírito da confraternização e da partilha e onde se contaram e reviveram histórias de infância e de (con) vivência numa aldeia.
O segundo objectivo também foi alcançado porque com a contribuição de todos conseguimos reunir cerca de 2500euros, para lançar a primeira pedra e iniciar a requalificação do antigo parque infantil da aldeia.
A requalificação do antigo parque infantil será feita em parceria com a Câmara Municipal de Ourique e com a Junta de Freguesia de Ourique, entidades que receberam de “braços abertos” esta ideia e que se prontificaram a “arregaçar as mangas” para a realização deste trabalho.
Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Ourique e Exmo. Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Ourique, muito obrigado por acreditarem em nós e nos apoiarem a tornar a Aldeia de Palheiros um local mais bonito e com melhor qualidade de vida para todos. Muito Obrigado!
É com grande satisfação que vimos os objectivos propostos atingidos e que todo o esforço, todo o trabalho e empenho deram frutos.
A TODOS MUITO OBRIGADO!

Perdoem-nos todos os outros mas importa individualizar os agradecimentos e enaltecer todo o apoio dado por pessoas individuais e colectivas:

MUITO OBRIGADO,

-À Câmara Municipal de Ourique pela cedência dos equipamentos e pessoal para a sua montagem, com especial destaque para o Sr. Daniel.
-À Junta de Freguesia pelo co-financiamento da animação.
-À Fresoft – Soluções de Gestão Integrada para Autarquias pelo co-financiamento das t-shirts.
-Ao António Manuel Guerreiro (Venda de Carros Novos e Usados) pelo co-financiamento das t-shirts.
-À pastelaria Dias e Rosário de Ourique pelo patrocínio do bolo do I almoço de Palheirenses.
-Ao Café Guiomar pela cedência das suas instalações e equipamentos.
-À Padaria do Corvo pela oferta de 20kgs em pão.
-Ao Sr. Manuel Aires de Ourique pela oferta de um porco.
-Ao Sr. José da Palma e ao seu filho Tó-Zé pela oferta de um porco.
-Às Associações de Dança de Ourique e Almodôvar – Grupo Aroma Flamenco

De uma forma colectiva para que não cometamos a injustiça de esquecer alguém importa agradecer:
A todas as pessoas que emprestaram materiais, mesas, bancos.
A todas as pessoas que ofereceram fruta e bolos.
A todas as pessoas que ofereceram bebidas.
A todas as pessoas que contribuíram com donativos em dinheiro.
A todas as pessoas que nos brindaram a sua presença, alegria, compreensão e apoio.
Por último, e não menos importante, muito obrigado, a toda a equipa “NOSSA TERRA” e a todas as pessoas que arduamente trabalharam para montar, dinamizar e desmontar toda esta iniciativa.
MUITO OBRIGADO A TODOS.

JUNTOS SOMOS MUITOS E CONSEGUIMOS ALCANÇAR TODOS OS SONHOS E INICIATIVAS.

Até à próxima iniciativa e ao próximo projecto para a Aldeia.

A Presidente da NOSSA TERRA
Marta Afonso