quarta-feira, 22 de julho de 2009

Memórias de uma comunidade: Preservar e Promover


OCUPAÇÃO DOS TEMPOS LIVRES

O OTL é um programa do Instituto Português da Juventude criado a pensar nos jovens e na ocupação dos seus tempos livres no Verão, pretendendo proporcionar-lhes a participação em projectos onde podem ser úteis à comunidade e a outras pessoas.
Conhecendo o programa OTL e as necessidades dos jovens Palheirenses, a Liga dos Amigos da Aldeia de Palheiros, apresentou uma candidatura para dinamizar o projecto “Memórias de uma comunidade: Preservar e Promover”, na Aldeia de Palheiros, o qual foi aprovado.
O projecto “Memórias de uma comunidade: Preservar e Promover” decorre entre os dias 1 de Julho e 8 de Setembro de 2009 e abrange 10 jovens, os quais têm de desenvolver as seguintes tarefas:
- Identificar informadores chave na Aldeia;
- Recolher memórias orais, através de entrevistas à população local sobre tradições antigas, lendas, costumes, usos, festas e romarias, actividades culturais e desportivas, vestuário, ofícios, artesãos, culinária, papel do homem e da mulher, cantigas, ditados, entre outras.
- Recolher e digitalizar fotografias antigas;
- Recolher artefactos;
- Organizar e dinamizar uma exposição e uma actividade de animação com o tema “Memórias de uma comunidade: Preservar e Promover”.
Especificamente, os objectivos deste projecto são:
- Salvaguardar e valorizar o património cultural da Aldeia de Palheiros e;
- Promover a identidade e coesão social da população.

No entanto, importa informar que este projecto representa “a primeira pedra” para a concretização de um objectivo mais ambicioso – a produção e edição de um livro sobre a Vida e a História da Aldeia de Palheiros, o qual nos propomos editar, assim como a produção de uma exposição fotográfica.

Neste sentido, gostaríamos de pedir ajuda a todos os Palheirenses!
- Quem tiver fotografias antigas da aldeia, das festas, das suas gentes, tradições, usos e costumes, nos façam por favor chegar uma cópia ou o original (prometemos copiar e devolver os originais com seriedade e brevidade);
- Quem tiver uma recordação, uma história, uma vivência na Aldeia que veja que vale a pena partilhar com todos, por favor façam-nos chegar essa história.

Os contributos de todos serão importantes para o livro e exposição.

As fotografias e histórias/ relatos poderão ser enviados por e-mail: laapalheiros@gmail.com, enviadas por correio para: Liga dos Amigos da Aldeia de Palheiros, Rua Jogo da Bola 1 A - Aldeia de Palheiros 7670-202 Ourique ou entregues pessoalmente à Marta Afonso.