quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Crónica...II Edição da Festa da Castanha e do Vinho

Mais uma Festa da Castanha e do Vinho que passou, mais um sucesso garantido da Associação Nossa Terra e de todos os Palheirenses.

Aconteceu no passado sábado, a II Edição da Festa da Castanha e do Vinho. Depois de muitos fins-de-semana e uma semana inteirinha, a organizarmos o evento, desde enviar ofícios para as entidades, comprar a comida, analisar o stock dos pratos, talheres e copos, avançar com a divulgação, decorar o espaço, rezar para que a tenda não levantasse voo, ver tudo ao pormenor e garantirmos que nada estava em falta (falta sempre qualquer coisinha), no sábado pelas 17h00, deu-se inicio a mais uma festarola.
Perto das 17h: “Todos aos vossos lugares, bilheteira, bar, cozinha, grelhados…vamos dar inicio à festa “..
“Existem dois tipos de bilhetes, um de dois euros, que só dá acesso à festa e um de 5€ que dá direito ao menu (caldo-verde, linguiça assada, uma bebida de copo e castanhas)”….. foi assim o discurso de quem teve na bilheteira algumas horas a receber os visitantes…..Os nossos visitantes e convidados começaram a chegar, apressadamente, para arranjar um lugar na primeira fila, pois, o espectáculo das Moçoilas estava quase, quase a começar.
18h45, subiram ao palco as tão esperadas Moçoilas, moças “marafadas”, vindas de terras algarvias.
Diz quem viu, que foi um espectáculo grandioso, excepcional, quatro vozes femininas, sem qualquer reforço instrumental. Apenas se ouviram quatro vozes altivas, que vibraram todo aquele espaço..
Depois do concerto, a fome começou a apertar, era chegada a hora de servir o jantar e os petiscos.
“Se faz favor, quero o meu menu, tudo a que tenho direito….para mim são só o caldo-verde e as castanhas…vá lá uma garrafinha de vinho aqui para o primo….venha dai uma imperial bem fresquinha e umas castanhas para tapar”….foi assim que a nossa cozinha e o nosso bar começou a trabalhar a todo o vapor.
A Vera Rogado começou o baile. A brisa fresquinha que entrava por tudo quanto era tenda, deu lugar a um ambiente mais quentinho. A nossa pista de baile teve sempre cheia..não sabemos se era do frio ou se o bailarico estava mesmo bom.
Certa altura, o recinto começa a encher cada vez mais e havia um motivo para tal. 21h30, era a hora da tão aguardada actuação do nosso Grupo Coral Infantil da Aldeia de Palheiros, os nossos “Ceifeirinhos”. São crianças incríveis, cheias de força e de vida, com gosto pela música tradicional alentejana. É de louvar a capacidade destes meninos, a alegria e a emoção que eles nos transmitem…
Foram muito aplaudidos e no final o público gritou a tão sempre esperada frase: “ Só mais uma, só mais uma…e satisfizeram a vontade de todos nós.
Terminada a actuação dos Ceifeirinhos, continuamos com o baile, a vender mais umas imperiais, castanha, água-pé e a boa bifana… foi assim até às 3h e pouco da matina.
Fizemos uns arrumos no recinto, para que no outro dia fosse mais fácil….pois as dores no corpinho seriam muitas…
Queremos agradecer do fundo do coração ao Sr. Daniel que foi incansável na montagem de todo o material e como sempre, uma pessoa muito preocupada com os desenrolar da festa, uma vez que o tempo nos pregou uma partida, mas já estamos habituados…. Também temos um agradecimento sempre muito especial e com muito carinho, para todos os Palheirenses, que nos ofereceram bolos, ajuda monetária, bordados para podermos vender rifas…etc..etc… Estão sempre no nosso coração e queremos contar sempre com o vosso apoio.

Para o ano há mais :)