sexta-feira, 28 de novembro de 2008

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Dia 20 de Dezembro entoam-se vozes na Aldeia…


A Associação Nossa Terra, irá realizar no dia 20 de Dezembro de 2008, pelas 21h00, na igreja da Nossa Sra. da Boa Viagem de Aldeia de Palheiros, uma missa cantada de Natal, com muitas surpresas, seguida de uma Ceia para todos os Palheirenses. A Ceia de Natal será formada por contributos que as pessoas possam dar. A ideia é todos juntos compor uma grande Ceia de Natal para todos os Palheirenses e claro, não Palheirenses que se queiram juntar a nós.

Para além desta grande festa de paz e alegria, a Associação Nossa Terra vai unir-se a uma grande causa humanitária, “ Dez Milhões de Estrelas”, desenvolvida pela Caritas Portuguesa. Esta iniciativa consiste na venda de velas por um preço simbólico de 1€ e/ou vasos luminosos 2,5€, que serão acesos no dia 20 de Dezembro pelas 20h, em cada janela e em cada porta. O dinheiro obtido, será posteriormente enviado para projectos de luta contra a pobreza a serem desenvolvidos em África. As velas estarão à venda em alguns espaços comerciais na Aldeia, a divulgar brevemente.

Colabore connosco nesta bonita comemoração e nesta grandiosa iniciativa.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Provérbios de S. Martinho e de castanhas:

- Em dia de S. Martinho atesta e abatoca o teu vinho.
- Martinho bebe o vinho, deixa a água para o moinho.
- No dia de S. Martinho, fura o teu pipinho.
- No dia de S. Martinho, come-se castanhas e bebe-se vinho.
- No dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.
- No dia de S. Martinho, mata o porquinho, abre o pipinho, põe-te mal com o teu vizinho.
- No dia de S. Martinho, mata o teu porco, chega-te ao lume, assa castanhas e prova o teu vinho.
- No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o teu vinho.
- Pelo S. Martinho abatoca o pipinho.
- Pelo S. Martinho castanhas assadas, pão e vinho.
- São Martinho, bispo; São Martinho, papa; S. Martinho rapa.
- Se o Inverno não erra o caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho.
- Verão de S. Martinho são três dias e mais um bocadinho.
- Castanhas boas e vinho fazem as delícias do S. Martinho.
- A castanha tem três capas de Inverno: a primeira mete medo, a segunda é lustrosa e a terceira é amarga.
- A castanha tem uma manha: vai com quem a apanha.
- A castanha veste três camisas: uma de tormentos, outra de estopa e outra de linho.
- A noz e a castanha é de quem a apanha.
- As folhas de castanheiro andam sete anos na terra e depois ainda voam.
- Castanha bichosa, castanha amargosa.
- Castanha quente só com aguardente, comida com água fria causa «azedia».
http://www.fontelonga.pt/news.php?item.202.4

Dia de S. Martinho... Castanhas e Vinho...


Os Magustos ficaram associados ao dia de todos os Santos (dia 1 de Novembro) e ao dia de São Martinho. A lenda de São Martinho conta que este foi um soldado Romano, no século IV, que encontrou, por acaso, um mendigo em Amiens (França), e como o tempo estava frio e o mendigo sem roupa, cortou o seu manto, em duas partes, e deu uma ao “pobre diabo”. São Martinho morreu após uma vida cheia de acções de caridade, em 11 de Novembro, que coincide com as primeiras castanhas da estação – Daí, talvez, a ligação da lenda do São Martinho com os Magustos. (Embora alguns digam que também era a sua comida preferida).“.

"Dia de S. Martinho, . . . castanhas e vinho . . .”

CASTANHA QUENTE E BOA...


Com o Outono chegam as castanhas assadas. Sabia que as castanhas, que actualmente são quase um pitéu, tiveram, noutros tempos, uma enorme importância na dieta dos portugueses? No século XVII, eram mesmo um dos produtos básicos da alimentação dos beirões e transmontanos, chegando, se necessário, a substituir o pão ou as batatas.

A castanha é usada na alimentação desde tempos pré-históricos e a respectiva árvore - Castanea sativa - foi introduzida na Europa há cerca de três mil anos.
A castanha que comemos é, de facto, uma semente que surge no interior de um ouriço (o fruto do castanheiro). Mas, embora seja uma semente como as nozes, tem muito menos gordura e muito mais amido (um hidrato de carbono), o que lhe dá outras possibilidades de uso na alimentação. As castanhas têm mesmo cerca do dobro da percentagem de amido das batatas. São também ricas em vitaminas C e B6 e uma boa fonte potássio.
As castanhas são comidas assadas ou cozidas com erva-doce. Mas, antes de cozinhadas, deve-se retalhar a casca, estas têm bastante água e, quando são aquecidas, essa água passa a vapor. A pressão do vapor vai aumentando e "empurrando" a casca e, se esta não tiver levado um golpe, a castanha pode explodir.
O amido é uma reserva de energia das plantas e existe, sobretudo, nas raízes e nas sementes. Surge com uma estrutura coesa e organizada, com zonas cristalinas e outras amorfas, chamada grânulo.
Quando cozinhamos alimentos com elevadas percentagens de amido um dos objectivos é torná-los digeríveis. A frio, a estrutura do amido mantém-se inalterada. Mas, quando é aquecido na presença de água (e a castanha contém água na sua constituição), grandes modificações ocorrem. A energia térmica introduzida enfraquece as ligações entre as moléculas do amido, a estrutura granular "relaxa" e alguma água penetra no interior dos grânulos, que incham, formando um complexo gelatinoso com a água. É isto o que acontece quando cozinhamos castanhas e lhes altera a textura. Existem várias espécies de castanha. Em Bragança as mais comuns são a camarinha, a judia, e a longal ou enxerta.
A castanha tem aplicações na medicina. As folhas, a casca, as flores e o fruto têm sido utilizados devido às suas propriedades curativas e profiláticas, adstringentes, sedativas, tónicas, vitamínicas, remineralizantes e estomáquicas.
Pelo seu valor nutritivo e energético, era utiliza outrora em vários estados de mal-estar e doença. É também tónica, estimulante cerebral e sexual, anti-anémica (castanha crua), anticéptica e revitalizante. Para afinar as cordas vocais e debelar a faringite e a tosse nada melhor do que gargarejos com infusão de folhas de castanheiro ou de ouriços.
A castanha constitui um tema para ditos, lengalengas, canções, quadras e contos populares, sobretudo no Nordeste Transmontano.
Fonte: http://www.fontelonga.pt/news.php?item.202.4

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Festa da Castanha e do Vinho...É já Amanha...Não Falte...

O carinho dos nossos visitantes...

Ontem o blog da Aldeia comemorou o seu 1º aniversário. Para quem visitou a nossa página, teve a possibilidade de deixar o seu comentário, uma vez que, e a propósito do aniversário do blog, os comentários estiveram online durante todo o dia. Hoje voltou tudo à normalidade.
Achámos de extrema relevância, o destaque de alguns comentários dos nossos visitantes, neste dia que foi bastante importante para nós.

Liliana

Parabéns ao blog da aldeia pelo seu primeiro aniversario, sempre com histórias bonitas para contar e que continue a divulgar o melhor que há e se faz na aldeia...


Fernando Vaz

Bom dia "Jovens com asas"
Não podia deixar passar este dia sem vos felicitar pelo vosso aniversário,pelo vosso blog,pela defesa dos interesses da nossa Aldeia e pela parte que me toca a atenção e simpatia que sempre me dispensaram.Estou à vossa inteira disposição para tudo o que eventualmente precisarem de mim.Um dia destes provavelmente vou enviar-vos uma matéria engraçada naturalmenta relacionada com a nossa aldeia para vossa apreciação.
Desejo-vos muitas felicidades e um bom magusto.
Fernando Vaz


Sónia Nunes

Mais do que Parabéns, penso que o blog merece um louvor especial. Não só porque faz um ano, mas sobretudo pelo que fez durante este ano. Partilhou histórias, momentos, episódios com todos aqueles que visitaram o blog e mostrou ao mundo que, algures perdida pelo Alentejo, existe uma pequena aldeia cheia de gente com vontade. Chegou num abrir e fechar de olhos ao resto do país, ao resto da Europa, à América... Fez matar saudades áqueles que são de cá e estão longe, fez encher de orgulho aqueles que vivem e cá, sobretudo, fez ficar com inveja quem desistiu de cá ficar.
Porque acredito que mais do que "jovens com asas", a nossa aldeia, ela própria, tem asas para voar bem longe, eu não desisto e fico por cá. Com o blog, com a aldeia e sempre com vontade de ajudar a fazer mais e melhor.
Obrigada ao blog por fazer renascer a nossa terra.


O Espiador

Parabéns... Continuem.
www.reporterespiao.blogspot.com


Tiago Silveirinha

Parabéns pelo primeiro aniversário. É um lindo bebé. Sai à mamã.


Anónimo

Parabéns

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Hoje comemoro o meu 1º aniversário




O Primeiro ano foi assim…………

- Bonitas Histórias;
- Partilha de pensamentos;
- Divertimento q.b;
- Fotos fantásticas;
- Dedicação sem limites;
- Grande Orgulho;
- Imensa Cor;
- Pessoas especiais;
- Boas Recordações;
- Gargalhadas desmedidas;
- Novas Ideias;
- Criticas construtivas;
- Apoio total;
- Conselhos sempre bem-vindos;
- Diversidade Musical;
- Veneração pelo Alentejo;
- Amor pela Terra: Aldeia de Palheiros…

Hoje e só hoje, como é dia de festa, os comentários estão de novo online…