quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Os anos passam…As histórias e recordações que ficam…

Sra. Maria Inácia Bento, mais conhecida pela “Ti Maria Naiça do parque”, é a pessoa mais idosa da Aldeia de Palheiros. E porquê, Ti Maria Naiça do parque, porque até as suas capacidades físicas permitirem, era a pessoa que cuidava do parque da aldeia, sempre florido, areia limpa, os baloiços impecáveis, não havia criança que desobedecesse às regras da Ti Maria. O maior desgosto dela neste momento é ter o seu parque ao abandono, mas nós esperamos dar-lhe esse presente, muito em breve.


Aos 97 anos de idade, a Ti Maria goza duma memória invejável, muito comunicativa e conversadora, as suas histórias de vida ou quiçá do imaginário não têm fim. Sabe perfeitamente o que é a internet e diz que tem pena de não ter “aquela coisa, para ver e falar com o filho e os netos”. Diz-nos que conversa sozinha e pensa toda a noite, e de manhã é a melhor altura para falar com ela, tem a memória mais apuradinha, porque já fez o treino durante a noite.




Casou, teve quatro filhos, dos quais só dois estão vivos, um residente na Aldeia de Palheiros e outro na Venezuela. Tem cinco netos e oito bisnetos.

Todas as pessoas da aldeia e também as não residentes, têm pela Ti Maria Naiça uma grande amizade, carinho, respeito, tanto que todos os dias a vizinhança, faz como que uma peregrinação a sua casa e lá permanecem toda a tarde a fazer-lhe companhia.

Sonha escrever um livro onde relate a sua vida, o blog da Aldeia já têm parte dessa história, mas como gostaríamos de tornar esse sonho realidade, vamos guardá-la a sete chaves.