O Blog da Aldeia começa bem o ano, com a arte e a tradição de fazer a boa linguiça, a boa chouriça e o belo do paio de porco preto alentejano (criado a bolota e a erva fresquinha).
Nos dias de hoje, raramente se vê esta prática, mas na Aldeia ainda há quem fabrique estes enchidos, artesanalmente e para consumo próprio.
O processo de produção é simples, tempera-se a carne (mistura de carne magra e gorda) com sal, pimentão da horta, vinagre, alhos, pimenta e repousa dentro dum alguidar de barro (de preferência e mais tradicional) durante 4 dias, após os dias de repouso e com a tripinha já arranjada, ripada e desinfectada :-), deita-se mãos à obra. O material necessário é fio de guita, uma tesoura, as tripas e uma agulha para ir furando a tripa para sair a água que vai acumulando.
Existe uma pequena diferença entre o tempero da chouriça e a linguiça, enquanto que a chouriça tem como principal tempero o sangue do porco e cominhos, a linguiça tem como principal condimento o vinho branco. Ambas são temperadas com as restantes especiarias mencionadas anteriormente.
Para ficar mais esclarecido (a), ficam algumas fotos desta antiga tradição…
O material : Tripa, Fio de Guita e Tesoura
CHOURIÇA
O processo de preparar a tripa para encher
Processo de encher a tripa com a carne
Resultado final : Que belas e apetitosas Chouriças
LINGUIÇA e PAIO
Depois de se atar um lado da tripa começa-se a encher
Eis o fantástico resultado:
Que maravilha...