terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Dá que pensar!!???


http://bestof.blogs.sapo.pt/2007/01/

Numa daquelas conversas de lareira, em que muitos e variados são os assuntos, o tema que surgiu desta vez foi o desemprego.
Desemprego para aqui, desemprego para ali, a vida está difícil, o dinheiro não chega para nada, gastamos tanto tempo das nossas vidas a estudar e não arranjamos um emprego decente, se soubéssemos o que sabemos hoje, um cursinho de formação profissional chegava-nos, enfim, desabafos…
No avançar da conversa surge o assunto dos jovens licenciados da Aldeia de Palheiros, ou melhor, aprofundou-se com profunda revolta a questão do porquê dos jovens licenciados da Aldeia não serem integrados em entidades empregadoras do Concelho de Ourique.
Em jeito de “estudo de mercado”, começa-se a fazer contas ao número de jovens com cursos superiores, filhos desta terra. Quantos estão desempregados, quantos tiveram de sair do seio da sua família para procurar trabalho e quantos são aqueles, que foi dada a grande oportunidade e tiveram muita sorte em poder estar a trabalhar perto da sua família, fazer alguma coisa pela sua terra, estar perto dos amigos, fazer um pé-de-meia para o futuro, enfim, não é para todos, porque será?

As estatísticas foram bastante conclusivas, ora vejamos:

Em 20 jovens Palheirenses licenciados, 15 estão empregados fora do Concelho de Ourique, 2 estão desempregados mas com perspectivas de conseguirem emprego, mas fora do Concelho de Ourique e apenas 3 licenciados, por obra do Espírito Santo, ou Quiçá por obra do Factor C, conseguiram empregar-se aqui na zona, sorte a deles, azar dos outros..

Muito mais se poderia dizer, mas para quê??? Se alguém conseguir responder há questão acima mencionada, os jovens Palheirenses licenciados agradecem.