sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

www.tricotarotempo.blogspot.com.

http://www.tricotarotempo.blogspot.com/ é uma nova página, onde os cibernautas poderão ter acesso aos mais variados registos, ou melhor, ler o que vai na alma do nosso filho da terra, Prof. Victor Encarnação.

Como ele nos diz: “ Vou escrevendo umas coisas, umas novas, outras velhas”…

Velhas ou novas, são palavras, recados do coração que tocam a todos nós…

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Palheirense Centenário

Recebemos hoje via correio electrónico, uma mensagem que nos deixou bastante felizes. A nossa visitante assídua, Rita Correia, não residente, mas com raízes Palheirenses, enviou-nos fotos do seu avô materno, Sr. José Eufrásia (natural da Aldeia de Palheiros), que completou a 12-01-2009, a bonita idade, de 100 anos.

Não era do nosso conhecimento, tanto que foi publicado um post com a Sr. Maria Inácia Bento, como sendo a pessoa mais idosa da Aldeia, como residente é, mas sendo assim, ficamos felizes por podermos partilhar com todos os nossos visitantes, que temos um Palheirense Centenário.

A Rita diz-nos: “Com uma lucidez de invejar, o meu avô consegue descrever o nome e as origens de todas as famílias naturais da Aldeia e Arredores, seus progenitores e descendentes.
Actualmente não vive na Aldeia mas adora lá ir e adora saber as novidades que postam no vosso blog!

Agradecemos à Rita, por nos ter dado este conhecimento. É uma informação imprescindível para o nosso blog, que pretende cada vez mais mostrar e divulgar, o quão e o que tem de especial a nossa terra, Aldeia de Palheiros.





Estamos a ficar famosos - Parte II

Relativamente ao post “Estamos a ficar famosos”, que relata o facto da placa referente à inauguração da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, conter erros ortográficos, queremos deixar o seguinte esclarecimento.
A placa foi ali colocada, faz a 25 de Julho de 2009, 22 anos. Ora, em 22 anos, nunca ninguém se dignou a olhar, “com olhos de ver” e na altura nunca foi sugerida a sua correcção. Contactámos a entidade que gere o património da Aldeia e estamos de acordo, não são agora passados 22 anos que vamos alterar a placa, não só por ser uma relíquia e já fazer parte da mobília, como também em homenagem àqueles que, com todo o gosto e amizade a ofereceram. Com todo o respeito por essas pessoas, ali permanecerá naquela parede branca, a placa que nos tornou famosos.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Bom fim-de-semana...............

Estamos a ficar famosos…



Foi com uma foto idêntica a esta, que a nossa Aldeia de Palheiros fez parte do programa da SIC, “Nós por cá”, na quarta-feira à noite, dia 14 de Janeiro.
A foto refere-se a uma placa que se encontra à entrada da Igreja da Nossa Senhora da Boa Viagem, com uma série de erros…
Quase mais erros que placa… Estamos de acordo que, não devemos mostrar só o lado bom e bonito, como também, mostrar que nem tudo é perfeito…

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Nevou na Aldeia ;)

No sábado passado, perto das 06h15, a neve decidiu visitar a Nossa Aldeia… Quem saiu da cama bem cedo ainda presenciou este belo acontecimento, quem saiu da cama mais tarde, pois bem, só conseguiu ver, o que retratam as fotos ;)….
Não é novidade, mas quando acontece, para os Palheirenses é como se fosse a primeira vez…

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Paisagens dos arredores da Nossa Maravilhosa Aldeia - By Tiago Valente

Tiago Valente, um jovem com raízes Palheirenses, mas residente em Lisboa, presenteou o Blog da Aldeia, com imagens que esboçam as fantásticas paisagens, que podemos observar em redor da Nossa Aldeia de Palheiros.

Diz-nos assim:
“ Num dia de escola e com um tempinho livre, arranjo tempo para anexar umas fotos das paisagens dos arredores da nossa aldeia... nada como um belo passeio de carro ou bicicleta, esta última que aconselho vivamente a quem tenha disponibilidade numa manha...
P.S. Envio uma foto em que a água conseguiu esculpir a face de um Hipopótamo;), todas as fotos, os sítios são susceptíveis de se passear de bicicleta.
Aqui fica uma sugestão do Tiago, peguem nas vossas Bicicletas e desfrutem, do que tão agradável a Nossa Terra vos pode dar…



Muito obrigada Tiago,

Continuamos à espera de mais surpresas destas ;)...

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Janeiras...Nós Palheirenses cantámos e encantámos...

Natal dos Simples; Canção de Janeiro; Venho lhe dar os Bons Anos; Limoeiro; Fui colher uma Romã; Laranja da China; Romana; Ó rama, Ó que linda Rama; Gotinha de água; Meus senhores que rapariga é esta; Não quero que vás à monda e Pela Nossa Terra, foram as modas alentejanas que entoaram no sábado à noite, durante 3 alegres horas, pelas ruas da Nossa Aldeia de Palheiros.
Desta vez a missão da Associação Nossa Terra, foi CRIAR E ORGANIZAR a Noite das Janeiras, para o povo Palheirense. E assim foi, começamos com uma jantarada mesmo à Reis e Rainhas;), um belíssimo guisado de galinha do campo, da Horta da Teimosa, confeccionado no Restaurante O Guiomar. Bebemos uns tintos, orientamos o que estava em falta e perto das 21h, começamos a aquecer as vozes, ali mesmo no Restaurante. O espaço começou a encher e por momentos já tínhamos umas 30 pessoas a ouvir as Janeiras.
Seguimos Aldeia abaixo, cantando de porta em porta, acompanhados de cerca de 50 Palheirenses e visitantes. Fomos muito bem recebidos e presenteados, o nosso muito obrigado.
Foi uma noite brilhante, admirável, da qual sentimos bastante orgulho, não só por termos conseguido organizar uma actividade deste género, as Janeiras, como também, pelo apoio de todos os Palheirenses, o carinho com que nos receberam e o facto de nos pedirem mais, “Nós queremos mais ;)”.
Contudo, sentimos cada vez mais força para continuarmos, porque sabemos que todos unidos, vamos conseguir fazer sempre mais e melhor pela Nossa Aldeia, pela Nossa Terra.
Agradecemos mais uma vez ao Restaurante O Guiomar, por ter cedido o espaço para o Jantar, por nos ter enchido a barriguinha com o belo guisado e depois, para irmos beber um chazinho de poejos.

I Passeio BTT na Aldeia de Palheiros

Cheios de vontade para pedalar, os jovens da nossa Aldeia, acordaram no sábado, “apinhados” de energia.
Ainda que o tempo estivesse a “agir de má fé”, à saída e durante todo o percurso, o sol brilhou e a temperatura esteve bastante agradável.
Apesar da curta distância, o trajecto revelou alguns obstáculos, que foram contornados com a maior facilidade pelos atletas.
No final do passeio, os desportistas tiveram direito a um lanche, para recuperar as energias gastas nesta aventura.
A diversão foi imensa e sentimos que os nossos jovens ficaram felizes com a actividade, porque apesar da ideia ter surgido da parte deles, contaram e poderão sempre contar com a Associação Nossa Terra.
Também queremos agradecer ao Restaurante Guiomar, por mais uma vez nos ter cedido o espaço, desta vez para a realização do lanche do I Passeio de BTT.