segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Cantar as Janeiras na Aldeia de Palheiros...

Fonte: http://blogdaruanove.blogs.sapo.pt/tag/janeiras

No dia 3 de Janeiro de 2009, parte da população Palheirense vai cantar as Janeiras, noite fora.
A Associação Nossa Terra foi a mentora deste convívio, que desde logo começou a convocar o povo Palheirense para esta festança. Começa com um jantar (comes e bebes), aquecem-se as vozes, afinam-se os instrumentos e depois lá vamos nós cantar as janeiras, Aldeia abaixo, Aldeia acima.
E para que vejam que vai ser "coisa séria", a Associação criou uma letra, para a música final de cada intervenção musical.


Pela Nossa Terra

Pela Nossa Terra
Esta noite vamos
Cantar as Janeiras
E dar os Bons Anos

Vamos nós cantando
Pela noite fora
Vamos lá andando
Vamos lá embora

Vamos lá embora
Vamos lá andando
Pela noite fora
Vamos nós cantando

*Letra criada exclusivamente para o Convívio Cantar as Janeiras na Aldeia de Palheiros. Todos os Direitos Reservados à Associação Nossa Terra.

Vamos Cantar as Janeiras...

As Janeiras ou cantar as Janeiras é uma tradição em Portugal que consiste na reunião de grupos que se passeiam pelas ruas no início do ano, cantando de porta em porta e desejando às pessoas um feliz ano novo.

Ocorrem em Janeiro, o primeiro mês do ano. Este mês era o mês do deus Jano, o deus das portas e da entrada. Era o porteiro dos Céus e por isso muito importante para os romanos que esperavam a sua protecção. Era-lhe pedido que afastasse das casas os espiritos maus, sendo especialmente invocado no mês de Janeiro.
Era tradição que os romanos se saudassem em sua honra no começar de um novo ano e dai derivam as Janeiras.

A tradição geral e mais acentuada, é que grupos de amigos ou vizinhos se juntem, com ou sem instrumentos (no caso de os haver sao mais comuns os folclóricos: pandeireta, bombo, flauta, viola, etc.). Depois de o grupo feito e de destribuidas as letras e os instrumentos, vao cantar de porta em porta pela vizinhança.

Terminada a canção numa casa, espera-se que os donos tragam as janeiras (castanhas, nozes, maçãs, chouriço, morcela, etc). Por comodidade, é hoje costume dar-se chocolates e dinheiro, embora não seja essa a tradição.

No fim da caminhada, o grupo reúne-se e divide o resultado, ou então, comem todos juntos aquilo que receberam.

As músicas utilizadas, são por norma já conhecidas, embora a letra seja diferente em cada terra.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal, a enciclopédia livre

Restaurante Castro da Cola

Situado no seio duma das mais belas paisagens do concelho de Ourique, o Restaurante Castro da Cola, aposta na comida regional, com uma ementa variada e repleta de sabores e tradições. Além da excelente gastronomia, o acolhimento e a magnífica decoração, são dos principais motivos para uma visita a este espaço.
No passado domingo, o Blog da Aldeia fez uma visita ao Restaurante Castro da Cola para fotografar um dos mais belos Presépios de Natal que pode ser visto à entrada do restaurante. Além deste, ao entrarmos pelo salão, mais presépios poderão ser contemplados.
A reportagem fotográfica não conseguiu captar o quão grandiosa está esta decoração, fica então o convite, para uma “escapadinha” até ao Sitio Castro da Cola.

Para mais informações:
Restaurante Castro da Cola
Contacto: 286516400/ 966816150
Encerra à terça-feira


EMENTA
Cabidela de Galinha
Ensopado de Borrego
Jantar de grão
Lombo à casa
Migas com carne porco

*****O restaurante organiza eventos e dispõe de um espaço com piscina, lugar para orquestra e uma cozinha grande.




























É sempre gratificante, o carinho com que os nossos visitantes felicitam o Blog da Aldeia, como também a sua participação na riqueza do conteúdo desta página.
Recebemos um comentário da Sra. Felismina Mealha, Natural de Santa Luzia, mas residente em Agualva, Sintra, que nos deixou bastante contentes. Presenteou-nos com um dos seus poemas sobre o Alentejo.
Fonte: http://ideotario.blogspot.com/2006/05/este-alentejo-to-belo.html


"Fui ontem rever o meu
Alentejo!
O rei sol,
beijava aquele recanto
cheio de encanto e nostalgia,
e, havia um sorriso,
perdido nos Montes,
que tinha o tamanho
da minha alegria!.."

Felismina Mealha
Natural de Santa luzia
e residente em Agualva Sintra

sábado, 20 de dezembro de 2008

Almoço de Natal - Junta de Freguesia de Ourique

A nossa Junta de Freguesia realizou hoje, para o seu povo um Almoço de Natal. O almoço realizou-se no refeitório da Escola EB 2, 3 S de Ourique e foi numerosa a população que marcou presença neste evento, desde representantes das várias Associações da freguesia, representantes de algumas entidades do Concelho, como também outras pessoas que acharam por bem participar neste convívio, que era para todos.

Ouvimos com muito agrado as felicitações natalícias do nosso Presidente da Junta de Freguesia e do nosso Presidente da Câmara, as quais agradecemos.

Foi um banquete muito agradável e a “paparoca”, foi de comer e chorar por mais.























>