quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O Natal já chegou à nossa Aldeia...Dia 19 não falte a mais uma bonita Festa de Natal...


Por aqui, por acolá…o Natal já chegou à nossa Aldeia…
Com um frio que nos congela os ossos, as ruas da aldeia parecem tristes, é tempo de estar de roda da lareira, a aquecer os pezinhos e a aconchegar o estômago com um caldinho de açorda.

Procuram-se todos os enfeites para decorar a Árvore de Natal. Já lá vai o tempo em que a decoração era feita com o maior número de fitas, de todas as cores e feitios, bolas grandes, pequenas, douradas, verdes, laranjas, com os sinos, pinhas, tudo o que íamos guardando de uns anos para os outros. Outros adornos que nunca podiam faltar eram os chocolatinhos… que saudades dos chocolatinhos pendurados na árvore. O Pai Natal, pinhas, bolas, sinos, o tempo de sobrevivência destes enfeites era pouco, porque nunca chegavam até ao dia de Natal…é como colher uma laranja e come-la debaixo da árvore, tem outro sabor, assim era com os chocolatinhos, sabia tão bem, sentar debaixo da árvore e puxar um pai natal e deliciar-me com aquele docinho… outra coisa que tenho imensas saudades, era quando íamos apanhar o musgo ao poço da aldeia. Naquelas barreiras húmidas, brilhava o musgo perfeito para o presépio. Na minha casa nunca foi tradição fazer o presépio com todos os preceitos, mas lembro-me de estar na escola primária e irmos todos, em jeito de excursão apanhar o musgo para fazermos o nosso presépio na escola. Depois……depois lá tínhamos que fazer a tal composição “ O Presépio da Nossa Escola” ou “ Passeio ao Poço da Aldeia” … E começava assim: Hoje de manhã, eu, a Professora J, a N, mais os meninos da minha classe fomos ao poço da Aldeia apanhar musgo, para fazermos o presépio na nossa escola. Pelo caminho, encontramos as ovelhinhas e vaquinhas do Ti Manel, a Ti Maria andava a varrer a rua… Eu e a PM cantámos músicas de Natal e gostámos muito do passeio…bla, bla, bla… Era assim que mais uma composição nascia das nossas cabecinhas.

Tempos que não voltam nunca mais, mas que deixam uma eterna saudade, o que é certo é que as tradições vão ficando esquecidas e os meninos que frequentam neste momento a nossa escola, não tem estes momentos que estou aqui a recordar…mas têm outros…querem saber???

Os nossos meninos já começaram os ensaios musicais, para mais uma bonita festa de Natal, que se irá realizar no dia 19, na Igreja da Nossa Senhora da Boa Viagem. Irá acontecer uma missa de Natal, serão entoados cânticos . De seguida, teremos uma Ceia de Natal, para todos juntos, convivermos mais um ano, nesta época de Amor, Paz, Alegria e Confraternização.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Feira de Velharias e Antiguidades- Aldeia de Palheiros



No próximo sábado, dia 12 de Dezembro, irá decorrer na Aldeia de Palheiros, no largo da Igreja Apostólica, uma Feira de Velharias e Antiguidades.
Esta feira, uma ideia que surgiu pelos membros da Igreja Apostólica, tem como objectivo, a angariação de fundos para o restauro da igreja.
Achamos que são de louvar estas iniciativas e queríamos também dar o nosso pequeno contributo, divulgando na nossa página, esta actividade.
Pelo que sabemos, vão estar antiguidades (a destacar os móveis), muito interessantes e a bons preços…

Não perca esta oportunidade…

sábado, 5 de dezembro de 2009

Memórias da Escola Primária – Aldeia de Palheiros

Fonte: http://nevesfotografia.blogspot.com/2007/10/junho-2007.html


Tivemos uma ideia, daquelasss…que só nós :)....por isso queremos convocar todos os Palheirenses, para participarem numa espectacular exposição de fotografias, sobre a escola primária da nossa Aldeia.

Se tem fotografias, daquelas que tirávamos em grupo, com todos os coleguinhas da nossa classe, com a nossa melhor roupinha, bem penteados, com um ar bem limpinho, do Magusto, dos passeios, do Carnaval, Natal..enfim....tudo o que encontrar..... envie para o nosso correio electrónico : aldeiadepalheiros@gmail.com...

Quantas mais tivermos, maiores serão as nossas memórias e recordações…

Ficamos à espera…